Naturalidade: Fátima/BA
Cidadão poço-verdense desde 05 de julho de 2021 (Decreto Legislativo 002/2021)
Data de Nascimento: 12 de junho de 1987
E-mail: gilmario.sousa@hotmail.com
Endereço: Avenida Epifânio Dória, 559- Centro - Poço Verde/SE
Celular: (75) 99939-0847
Escolaridade/Formação: Ensino Superior Completo – Licenciado em Informática – UNIT – Pós-Graduado em Alfabetização e Letramento – FAVENI – Licenciado em Pedagogia - FAVENI
Partido Atual: PSB - Partido Socialista Brasileiro
Eleito no último pleito com 594 votos, pelo PSB
Presidente da Comissão de Fiscalização Contábil, Finanças e Orçamento
Secretário da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-estar Social
Secretário da Comissão de Saúde, Direitos Humanos, e Assistência Social

 

Filho de Gervasio Cardoso e Marlene Ribeiro. Criado na zona rural da Comunidade Vaca Brava, município de Fátima/BA, onde passou a infância e pré-adolescência.

Aos 14 anos, começou a trabalhar, pegando frete, na feira livre de Poço Verde. Anos depois, através de valores herdados do seu avô Antônio Cardoso, ao lado do seu pai, começa a vender farinha.

As dificuldades nunca o abalaram. Estudante da escola pública, desde a alfabetização, com muito esforço concluiu o Ensino Fundamental e Médio. O Ensino Superior fez na Universidade Tiradentes (UNIT). É Licenciado em Informática, Pedagogia e Pós-Graduado em Alfabetização e Letramento.

Em 2014 prestou concurso para o cargo de Professor. Aprovado,  atualmente lotado na Escola Municipal Jorge Amado, no povoado Riacho, município de Heliópolis/BA. Em 2009, realiza o curso técnico de Rádio e TV, ingressando na Rádio Comunitária Heliópolis FM.

Sempre utilizando os meios de comunicação para lutar pelas causas sociais, é convidado para apresentar o programa “Manhã Sertaneja”, na Rádio Comunitária Poço Verde FM.

Em 2020, o jovem comunicativo, e de família humilde, se candidata a  vereador. É eleito pelo partido PSB em 6° lugar, com 594 votos. Empossado, é membro - secretário, da Comissão de Justiça, Legislação e Redação - CJLR e da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização – CFOF.

 

PROPOSIÇÕES 2021

REQUERIMENTO 030/2021- Convida o advogado Milton Eduardo, a comparecer em uma das Sessões Ordinárias em data a combinar, para falar a respeito do Projeto de Lei 1030/2021 - Institui taxa pela utilização efetiva ou potencial do serviço de manejo de resíduo sólidos.

INDICAÇÃO 003/2021 - Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: a) Providências imediatas junto ao DMTT, voltadas para a uma política de conscientização e divulgação, no que se refere à sinalização e respeito aos ciclistas, previstos no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503); b) Distribuição de panfletos e instalação de placas de sinalização, bem como  a adequação das nossas rodovias e avenidas, para a prática segura do ciclismo, conforme legislação pertinente.

INDICAÇÃO 008/2021 - Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Providências imediatas voltadas para a realização de reforma no prédio do CAPS, para o imediato retorno em tempo integral, com a disponibilidade de profissionais para o pleno funcionamento.

INDICAÇÃO 050/2021 - Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Providências imediatas junto a Secretaria Municipal de Assistência Social, voltadas para a distribuição de cestas básicas as pessoas carentes.

INDICAÇÃO 069/2021 - Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1.Providências imediatas junto às autoridades competentes voltadas para a inserção dos comerciantes e seus funcionários, nas prioridades de vacinação contra a COVID-19.

INDICAÇÃO 097/2021- Ao Governo do Estado, solicitando o que segue: 1. Providências emergenciais, junto aos órgãos competentes voltadas para a recuperação de toda extensão da Rodovia Poço Verde/Tobias Barreto.

INDICAÇÃO 116/2021- Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Providências imediatas junto a Secretaria Municipal de Obras, voltadas para a pavimentação da Rua Josefa Maria de Jesus, na sede desta municipalidade.

INDICAÇÃO 196/2021- Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Providências imediatas junto a Assessoria Jurídica, voltadas para a análise do envio a esta Casa de Projeto de Lei, que trate da alteração da Lei Municipal 305/2001, para que o eleitor vote em apenas 01 (um) conselheiro e não mais em 05(cinco).

MOÇÃO DE PESAR 010/2021  AUTORIA COLETIVA – Em decorrência do repentino falecimento da Senhora Maria Auxiliadora Santana, conhecida como Dorinha de Zé de Mira, ocorrido em 29 de Abril de 2021.

MOÇÃO DE PESAR 011/2021 AUTORIA COLETIVA – Em decorrência do repentino falecimento da senhora Maria Sônia Augusta dos Santos Reis, ocorrido em 29 de maio de 2021.

 

PROPOSIÇÕES 2022

 

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO 011/2022- Dispõe sobre a APROVAÇÃO das contas referente ao exercício financeiro do ano de 2014, de responsabilidade do senhor THIAGO BASÍLIO DÓRIA DE ALMEIDA.

REQUERIMENTO 008/2022- Convida a Diretora do Departamento de Trânsito e Transporte, para comparecer a este Poder Legislativo, em data a combinar, com a finalidade de falar sobre o alto índice de multas e autuação dos condutores no âmbito deste município.

REQUERIMENTO 013/2022- Convida  representante da agência local da Caixa Econômica Federal, para participar de uma das Sessões Ordinárias desta Casa, em data a combinar, com a finalidade de falar sobre o Projeto de Lei 1046/2022 - Dispõe sobre estrutura mínima das agências bancárias com filas externas neste município.

INDICAÇÃO 021/2022 Autoria Coletiva- A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade - SEDURB, solicitando o que segue: 1. Reforma do Ginásio de Esporte Porfírio Vieira da Silva, na sede desta municipalidade; 2. Reforma da Quadra Poliesportiva José Leonardo de Oliveira, no Distrito Tabuleirinho.

INDICAÇÃO 022/2022 Autoria Coletiva- A Companhia de Saneamento de Sergipe - DESO, solicitando o que segue: 1. Regularização do abastecimento de água no Distrito Tabuleirinho, de modo que todas as unidades residenciais sejam assistidas, com este importante serviço.

INDICAÇÃO 203/2022 - Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: Providências junto ao Governo do Estado, voltadas a pavimentação asfáltica nas ruas do Bairro Cruzeiro.

INDICAÇÃO 210/2022 - Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Providências junto a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, voltadas para a reforma/revitalização dos canteiros centrais da Avenida Santa Cruz, na sede desta municipalidade; 2.  Providências junto a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, voltadas para a reforma/revitalização da praça pública localizada em frente a Academia da Saúde Maria Alves Conceição – Maria de Ramalho, na sede desta municipalidade.

INDICAÇÃO 229/2022 - Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Providências junto a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, voltadas para a limpeza e melhoria da iluminação pública com luz de led, nas avenidas que dão acesso a nova praça de eventos e que compõem o circuito de festas populares desta municipalidade.

MOÇÃO DE PESAR 021/2022- Em decorrência do repentino falecimento da senhora Raimunda Andrade da Silva Oliveira, ocorrido em 23 de maio de 2022.

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO 024/2022- Moção de Congratulação ao Governo Municipal, pela realização do São João de Rua, iniciado no Bairro Cruzeiro no último dia quinze de junho.

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO 032/2022- Congratulações ao Governo Municipal, pela ornamentação da cidade e realização do São Pedro do Povo, resgatando a tradição dos grandes festejos juninos desta municipalidade.

MOÇÃO DE APOIO 063/2022  AUTORIA COLETIVA - Moção de Apoio pela manutenção da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos como empresa pública.

 

 

PROPOSIÇÕES 2023

 

EMENDA MODIFICATIVA  001/2023 - Emenda Modificativa ao Projeto de Lei nº 1065/2023, que dispõe “a criação do programa “BEM MORAR” do Município de Poço Verde (SE) e dá outras providências.

Art. 1º - Dá-se nova redação ao art. 11,  in verbis:

Art. 11 – A Presente Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

INDICAÇÃO 057/2023 - Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Providências junto a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, voltadas para a reforma/revitalização dos canteiros centrais da Avenida Santa Cruz e modernização da iluminação pública, na sede desta municipalidade.

INDICAÇÃO 070/2023 - Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Providências junto a Secretaria Municipal de Assistência Social, voltadas para a reforma/revitalização do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, na sede desta municipalidade.

INDICAÇÃO 129/2023 - Ao Governo Municipal, em atenção às demandas da comunidade escolar do povoado Saco do Camisa: 1. Melhoria da merenda escolar; 2. Reforma da Escola Municipal Porfirio Vieira da Silva com a instalação de rampas de acessibilidade, ar condicionados nas salas de aula e laboratório de ciências; 3. Reforma da Quadra Poliesportiva Genaldo Ferreira dos Santos; 4. Melhoria do transporte escolar; 5. Melhoria do saneamento básico do povoado Saco do Camisa; 6. Construção da escadaria da Serra Grande; 7. Regularização do abastecimento de água fornecido pela DESO, no povoado Saco do Camisa; 8. Implantação de biblioteca na Escola Municipal Porfírio Vieira da Silva; 9. Aula de Teatro no âmbito escolar; 10. Instalação de brinquedos na praça local; 11. Melhoria de todas as estradas vicinais que dão acesso ao povoado Saco do Camisa; 12. Melhoria de todas as estradas vicinais que dão acesso à comunidade Malhada Grande; 13. Melhoria da iluminação pública no povoado Saco do Camisa; 14. Construção de praça para a prática de atividades esportivas no povoado Saco do Camisa; 15.  Disponibilidade de ambulância 24h no povoado Saco do Camisa; 16. Ampliação dos serviços ofertados no posto de saúde local, como a marcação de exames médicos e laboratoriais; 17. Proibição do comércio de bebidas alcoólicas na Serra Grande.

INDICAÇÃO 156/2023 - Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Providências junto aos órgãos competentes voltadas para a instalação de placas de proibido estacionar nas ruas e avenidas (a exemplo das Avenidas Epifânio Dória e Capitão José Narciso) na sede desta municipalidade, em locais adequados em conformidade com legislação em vigor e de acordo com as particularidades da nossa urbanização.

INDICAÇÃO 163/2023 - Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Providências junto aos órgãos competentes voltadas para a ampliação e modernização da iluminação pública em frente a Fábrica Dakota Calçados; 2.  Providências junto aos órgãos competentes voltadas para a execução dos serviços de jardinagem e paisagismo nos canteiros em frente a Fábrica Dakota Calçados.

INDICAÇÃO 165/2023 - Ao Governo Municipal, em atenção às demandas da comunidade escolar da Lagoa do Mandacaru (Escola Municipal João Rabelo do Rosário): 1. Melhoria da merenda escolar; 2. Melhoria do transporte escolar; 3. Reforma da quadra com cobertura; 4. Construção de rede de esgoto na comunidade Lagoa do Mandacaru; 5. Disponibilidade de água doce na Escola Municipal João Rabelo do Rosário aos alunos; 6. Construção da Escadaria da Serra Grande; 7. Instalação de ar condicionados nas salas de aulas da Escola Municipal João Rabelo do Rosário; 8.Construção de Quadra Poliesportiva na comunidade Lagoa do Mandacaru; 9.Abastecimento de água potável em todas as unidades residenciais da comunidade Lagoa Mandacarú; 10. Construção de Praça Poliesportiva nas imediações da igreja da Lagoa do Mandacaru; 11. Transformação da escola da Aroeira Velha, em posto de atendimento médico; 12. Melhoria das estradas vicinais que dão acesso a Lagoa do Mandacaru; 13. Construção de Praça Poliesportiva na Aroeira Velha; 14. Reforma do telhado da Escola Municipal João Rabelo do Rosário; 15. Reforma dos banheiros e construção do muro da Escola Municipal João Rabelo do Rosário; 16. Pavimentação pública em frente à Escola Municipal João Rabelo do Rosário; 17. Contratação de monitores para o carro do transporte escolar; 18. Instalação de mais ventiladores nas salas de aula da Escola Municipal João Rabelo do Rosário; 19. Disponibilizar segurança no ambiente escolar; 20. Pavimentação de todas as ruas da comunidade Lagoa do Mandacaru; 21.Fiscalizar a aplicação dos defensivos agrícolas e conscientizar os agricultores a respeito dos riscos à saúde que causam os agrotóxicos; 22. Pavimentação na comunidade Bom Jardim; 23. Assistência médica na comunidade Lagoa do Mandacaru; 24. Instalação de câmeras de segurança na Escola Municipal João Rabelo do Rosário; 25. Coleta de lixo na comunidade Lagoa do Mandacaru; 26. Melhoria e ampliação da iluminação pública na comunidade Lagoa do Mandacaru; 27. Disponibilidade de ambulância 24h na comunidade Lagoa do Mandacaru; 28. Ampliação da oferta de material escolar; 29. Colocar um ônibus para os alunos do Bom Jardim; 30. Geração de emprego e renda para a comunidade de Lagoa do Mandacaru e Região; 31. Reforma da Escola Municipal João Rabelo do Rosário.

INDICAÇÃO 194/2023 AUTORIA COLETIVA – Ao Governo Municipal: 1. Estudo de viabilidade técnica e autorização junto aos órgãos competentes, para a construção de um novo CEMITÉRIO na sede desta municipalidade, em regime de urgência.

INDICAÇÃO 195/2023 AUTORIA COLETIVA  - Ao Governo Municipal:  1. Providências junto a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, voltadas para a instalação de iluminação pública no Cemitério do Distrito São José, em regime de urgência.

INDICAÇÃO 207/2023 – Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Providências junto aos órgãos competentes voltadas para a instalação de redutores de velocidade na Rodovia Antônio Carlos Valadares nas proximidades do Posto Natuba e da interseção com a Rodovia Pedro Almeida Valadares, em virtude do número de acidentes que vem ocorrendo no referido local.

INDICAÇÃO 208/2023 - Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Providências junto aos órgãos competentes voltadas para a pavimentação asfáltica das Ruas do Bairro Cruzeiro, incluindo a comunidade Xique-Xique; 2.  Providências junto aos órgãos competentes voltadas para a melhoria da urbanização da comunidade Xique-Xique, incluindo paisagismo.

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO COLETIVA 028/2023 - Congratulações a todos os GARIS desta municipalidade, por esta data dedica a eles, conforme a Lei Municipal de nº 504/2009.

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO COLETIVA 031/2023 - Moção de Congratulação a todos os Pastores Evangélicos desta municipalidade, pelo dia dedicado a estes, que será comemorado no próximo dia 11 de junho.

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO COLETIVA 060/2023 - Congratulações  aos mestres e mestras em cultura e arte popular do município de Poço Verde, por serem detentores e referências na transmissão de saberes, celebrações e/ou formas de expressões da tradição popular local, identificada pelo notório conhecimento, longa permanência na atividade e reconhecidos, por sua própria comunidade, cujo legado está sendo passado de geração em geração: ‘MESTRE RAIMUNDO FAÍSCA’ - Capoeira; ‘MESTRA ROSA DA MALHADINHA’ - Tecelagem; ‘MESTRA RAIMUNDA’ - Reisado; ‘MESTRE JOÃOZINHO DE BEMJAMIM’ - Cordel; ‘MESTRE DOMINGOS’ - Pífano; ‘MESTRE EDIVAN’ – Quadrilha Junina; ‘MESTRE JOÃO MARCOS’ - Maestro e CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURAL DE POÇO VERDE.

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO COLETIVA 071/2023 - Moção de Congratulação Coletiva às pessoas idosas do município de Poço Verde, em alusão ao Dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Nacional do Idoso, que será comemorado em 1º de outubro.

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO COLETIVA 072/2023 - Moção de Congratulação Coletiva em homenagem às pessoas com deficiência, pela celebração do Dia Nacional do Deficiente Físico, comemorado anualmente em 11 de outubro e ainda pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, festejado em 21 de setembro.

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO 088/2023 - Moção de Congratulação ao Prefeito Iggor Oliveira, organizadores e patrocinadores pela realização da 6ª Edição da Cavalgada do Povo, ocorrida neste último domingo. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ano de Eleição: 
2020
Partido: 
Partido Socialista Brasileiro- PSB
Próxima NotíciaRivan Francisco dos Santos
Notícia AnteriorMaria Imperatriz Alves de Santana