Ampliar Fonte
Reduzir Fonte
Normalizar Fonte
Mudar Contraste
Página
Início / Dados Municipais

Dados Municipais

HISTÓRIA

Poço Verde é um município brasileiro localizado na região centro-sul de Sergipe, a 145 km da capital Aracaju. Seu nome surgiu de uma fazenda que era assim identificada devido a um poço existente em seu interior, o qual mesmo em períodos de estiagem, mantinha a superfície esverdeada. Essa propriedade ficava à margem direita do Rio Real, na Bahia, integrando o patrimônio do português Garcia d’Ávila desde o século XVI, sendo comprada aos seus herdeiros por Sebastião da Fonseca Dória em 1839.

Instalado na localidade, o novo proprietário procurou a paróquia da vila de São João Batista de Jeremoabo a fim de pedir autorização para construir uma capela. Tal pedido, todavia, foi negado, o que lhe fez recorrer à paróquia de Nossa Senhora Imperatriz dos Campos, na vila de Campos do Rio Real, em Sergipe, onde foi fundada a atual cidade de Tobias Barreto, a qual autorizou a construção no território por ela respondido.

Assim, em 1847, Sebastião da Fonseca Dória e sua esposa Maria do Espírito Santo compraram um terreno do outro lado do rio, onde construíram um cemitério com uma capela em seu interior, erguendo dentro desta uma imagem da Santa Cruz. A partir disso, outras construções começaram a ser feitas nas proximidades, dando início a um povoado, que mesmo em território sergipano, foi sendo identificado como Poço Verde em alusão à fazenda que lhe dera origem e que servia de referência por quem por ali passasse.

Em 1923, Poço Verde passou a ser distrito, sendo elevado à categoria de vila em 1938, com o Decreto-Lei Federal 311. E no dia 25 de novembro de 1953, por meio da Lei Estadual 525-A, adquiriu emancipação política, desmembrando-se de Tobias Barreto e se tornando o município de Poço Verde.

 

GEOGRAFIA

O município de Poço Verde-SE tem área territorial de 439.828 km² e faz divisa com Simão Dias e Tobias Barreto, do lado sergipano; Adustina, Fátima, Heliópolis, Itapicuru, Paripiranga e Ribeira do Amparo, do lado baiano. É banhado pelo Rio Real e tem clima semiárido. Possui várias localidades rurais, cujas maiores povoações estão concentradas em: São José, Tabuleirinho, Saco do Camisa, Rio Real e Lagoa do Junco.

BANDEIRA

 

Descrição: D:\Google Driver\LIVRO 2\MATERIAL\IMAGENS\SÍMBOLOS\BANDEIRA.jpeg

 

A Lei 326, de 12 de março de 2002, reconheceu essa bandeira como símbolo do município de Poço Verde-SE, a qual foi inspirada na bandeira do Brasil, com a diferença de no centro ter uma cruz vermelha em um fundo branco em alusão à sua fundação.

 

BRASÃO

 

 

A Lei 326, de 12 de março de 2002, aprovou esse brasão como símbolo do município de Poço Verde-SE, o qual possui uma coroa medieval, a bandeira municipal, o feijão e a capela da Santa Cruz. Também carrega o milho em suas laterais, tendo embaixo a data de sua emancipação política junto com o seu nome.

 

HINO

 

Poço Verde, terra abençoada

Por todos amada, de olor juvenil

Onde a honra e a virtude é a luz

Que ampara e conduz o teu povo gentil

 

Poço Verde que destes sergipanos

Ilustres conterrâneos a nos orgulhar

Poço Verde das festas formosas

De gente garbosa, feliz, a cantar

 

Poço Verde, teu povo sorrindo

Com fé progredindo, por ti a lutar

Ao trabalho enaltece e à paz

Da justiça se faz guardião singular

 

Poço Verde, primeiro no campo

Plantando a fartura de milho e feijão

Poço Verde, louçã, sedutora cidade

Imortal seja o teu pavilhão

 

A Lei 326, de 12 de março de 2002, autorizou o município de Poço Verde-SE fazer uso desse hino, cuja letra e composição foram criadas por Maria Ademildes de Oliveira Matos.

 

 

FONTE

CURVELO, Denisson Alves. Poço Verde – início e desenvolvimento. São Paulo: Editora Lux, 2022.