Amaury Batista Freire

 

Nascido no dia 27 de abril de 1963, no Povoado Raspador, Amaury é natural de Ribeira do Amparo, Bahia.

É filho de Antônio Batista Freire e Josefa Souza e tem apenas uma irmã, a professora aposentada Mariselma Batista Freire. É casado com Luzinete Oliveira.

Oriundo de uma família humilde teve uma infância marcada por muitas dificuldades e, ainda criança, perdeu o pai, o que fez com que a sua mãe, a costureira Dona Rosa, aceitasse o convite do seu Tio Zé Virgem e se mudassem para Poço Verde no ano de 1975, para estudar no Colégio Cenecista Pio XII.

Mesmo ainda na adolescência já passou a colaborar com o tio Zé Virgem no Bar e na Sorveteria e, os tempos difíceis, impuseram a necessidade do trabalho também na feira livre de Poço Verde.

Atuou como sacoleiro de roupas e de sapatos, foi Comissário de Menores voluntário em Poço Verde e ingressou na Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe como servidor público em julho de 1985.

Na vida política a sua lealdade ao agrupamento político do qual sempre fez parte lhe permitiu ser acolhido pelos Poço-verdenses com a alcunha de Negão da Saúde, devido à sua atuação nesta área.

Candidatou-se a vereador pela primeira vez em Poço Verde nas eleições de 2008 pelo DEM, obtendo 253 votos e mesmo não conseguindo ganhar as eleições, seguiu trabalhando no seu propósito de ajudar as pessoas e a comunidade através de ações na área da saúde.

A primeira suplência veio nas eleições de 2012 quando obteve 384 votos pelo PSC que o tornaram vereador a partir do ano de 2015. Desde então continua como vereador até os dias atuais.

Disputou ainda as eleições para vereador de Poço Verde em 2016, novamente pelo PSC, obtendo 794 votos e sendo reeleito como o 2º vereador mais votado naquele pleito.

Nas últimas eleições para vereador de Poço Verde, realizadas em 2020, foi o candidato das 55 mil felicidades pelo PSD e obteve 574 votos que lhe garantiram mais um mandato na 3ª legislatura consecutiva.

 

 

 

PROPOSIÇÕES 2021

 

PROJETO DE LEI 1020/2021- Dispõe sobre alteração na Lei Municipal nº 623/2012, estabelecendo a obrigatoriedade para que os secretários ou cargos afins prestem informações sobre as ações realizadas em periocidade anual e da outra providências correlatas.

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO 004/2021 – Concede Título de Cidadã Poçoverdense a senhora Beatriz Leão Ribeiro.

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO 005/2021 – Concede Título de Cidadã Poçoverdense a senhora Ednelma Santana Santos.

INDICAÇÃO 006/2021- Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Providências junto a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, voltadas para a conclusão da melhoria da estrada vicinal da comunidade Mimoso até o povoado Rio Real; 2. Providências junto a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, voltadas para a conclusão da pavimentação pública na comunidade Mimoso; 3. Providências imediatas junto a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, voltadas para a pavimentação pública nas proximidades da Escola Agrícola Municipal Professor Dimas Rabelo dos Santos; 4. Construção de Quadra Poliesportiva na comunidade Mimoso. 5. Pavimentação pública na comunidade Cachorro Morto.

INDICAÇÃO 015/2021- Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Providências junto a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, voltadas para a pavimentação do Conjunto Habitacional Eliosípio de Carvalho Andrade, localizado no povoado do Rio Real; 2. Reforma da praça central do povoado Rio Real;3.Providências junto a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, voltadas para a pavimentação da principal via que liga o Conjunto Habitacional Eliosípio de Carvalho Andrade ao povoado do Rio Real.

INDICAÇÃO 056/2021- Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1.Providências junto a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, voltadas para a construção de praça nas imediações da igreja da comunidade Mimoso.

INDICAÇÃO 097/2021- Ao Governo do Estado, solicitando o que segue: 1. Providências emergenciais, junto aos órgãos competentes voltadas para a recuperação de toda extensão da Rodovia Poço Verde/Tobias Barreto.

INDICAÇÃO 144/2021- Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Providências junto a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, voltadas para a pavimentação da comunidade Borrocões, bem como a construção da Praça da Igreja, daquela localidade.

MOÇÃO DE PESAR 010/2021  AUTORIA COLETIVA – Em decorrência do repentino falecimento da Senhora Maria Auxiliadora Santana, conhecida como Dorinha de Zé de Mira, ocorrido em 29 de Abril de 2021.

MOÇÃO DE PESAR 011/2021 AUTORIA COLETIVA – Em decorrência do repentino falecimento da senhora Maria Sônia Augusta dos Santos Reis, ocorrido em 29 de maio de 2021.

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO  028/2021  – Congratulações a todos que fazem a Secretaria Municipal de Saúde, pelo retorno dos serviços de triagem para concessão de cirurgias de catarata aos beneficiários do SUS, no âmbito desta municipalidade.

MOÇÃO DE PESAR 041/2021 - Em virtude do falecimento da senhora Ana Rosa Ferreira Lima, ocorrido em 06 de dezembro de 2021.

 

PROPOSIÇÕES 2022

INDICAÇÃO 010/2022- Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Construção da Praça nas imediações da Igreja da comunidade Borrocões; 2. Construção de Praça nas imediações da Igreja da comunidade Mimoso; 3. Pavimentação da principal via que liga o Conjunto Habitacional Eliosípio de Carvalho Andrade ao povoado do Rio Real; 4. Pavimentação pública nas proximidades da Escola Agrícola Municipal Professor Dimas Rabelo dos Santos; 5. Construção de Quadra Poliesportiva na comunidade Mimoso; 6. Remoção de terra em toda extensão da Rua Elvira Francisca de Sousa, localizada no Conjunto Habitacional Silvino Augusto de Souza; 7.Melhoria da estrada vicinal da estrada da Barragem com a utilização de máquina patrol, no trecho compreendido: Conjunto Habitacional Pedro Almeida Valadares Neto(Pedrinho Valadares) - Estrada do Povoado Rio Real; 8.Limpeza nas imediações do Posto do PSF, localizado no Conjunto Habitacional Silvino Augusto de Souza.

INDICAÇÃO 021/2022 Autoria Coletiva- A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade - SEDURB, solicitando o que segue: 1. Reforma do Ginásio de Esporte Porfírio Vieira da Silva, na sede desta municipalidade; 2. Reforma da Quadra Poliesportiva José Leonardo de Oliveira, no Distrito Tabuleirinho.

INDICAÇÃO 022/2022 Autoria Coletiva- A Companhia de Saneamento de Sergipe - DESO, solicitando o que segue: 1. Regularização do abastecimento de água no Distrito Tabuleirinho, de modo que todas as unidades residenciais sejam assistidas, com este importante serviço.

INDICAÇÃO 024/2022- Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Reforma do ponto de ônibus localizado na Praça do Triângulo, com cobertura e bancos adequados, para melhor atender aos usuários do transporte coletivo; 1. Providências junto ao DMTT, voltadas para a organização do trânsito na Avenida Capitão José Narciso, no trecho compreendido: Praça José Ferreira dos Santos Neto até as imediações do Supermercado São José.

INDICAÇÃO 046/2022- A Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, solicitando o que segue: 1-Complemento da pavimentação da Rua da saída do Povoado Rio Real até a ponte que vai para o Povoado Raspador.

INDICAÇÃO 064/2022- A Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, solicitando o que segue: 1.Reposição de pavimentação da Avenida principal do Conjunto Residencial Marcelo Deda Chagas; 2.Construção de redutor de velocidade na Av. Capitão José Narciso, nas proximidades da esquina do abrigo de Firmino.3.Instalação de placa “PROIBIDO JOGAR LIXO” na praça do SAMU, esquina com a Rua Antônio Dória.

INDICAÇÃO 085/2022- Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1- Reforma de toda a área onde ficam as barracas dos feirantes e ambulantes no CECAF. 2-Arborização e instalação de bancos na Praça Principal e Praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida, ambas no povoado Barragem.

INDICAÇÃO 098/2022- Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Providências emergenciais junto a ENERGISA, no sentido de substituir o poste de luz danificado, localizado na comunidade Santo Antônio, nas proximidades do ferro velho.

INDICAÇÃO 103/2022- Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Providências junto a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, voltadas para a pavimentação pública do Conjunto Habitacional Françual Santana Souza, até a Rua Adegundes José Leal (em frente ao curral dos animais).

INDICAÇÃO 113/2022- Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Contratar profissional para realização de ultrassonografia, a ser ofertado na rede pública municipal de saúde desta municipalidade; 2.Planejamento para exames laboratoriais até última semana do mês corrente, para paciente da atenção básica, grávidas e pacientes crônicos.

INDICAÇÃO 149/2022- Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Revitalização com a construção de calçadão e cobertura dos BECOS entre a Caixa Econômica Federal com a Loja GL Móveis e a Farmácia Principal, e da Farmácia Mais Barato com o Frigorífico; 2. Providências emergências voltadas para a acomodação dos comerciantes ambulantes das ruas e avenidas da cidade, para a nova praça de eventos, com a padronização de barracas; 3. Realização de estudo técnico para a viabilização de mudança no trânsito na Praça do Triângulo, interligando a Avenida Tobias Barreto a Praça da Santa Cruz; 4. Construção de Ponto para o transporte alternativo de passageiros, com cobertura, lanchonete e banheiros.

INDICAÇÃO 189/2022- Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1.Encaminhamento de Projeto de Lei a esta Casa, no sentido de transformar a Capela da Santa Cruz da Serra Grande, em Patrimônio Cultural.

INDICAÇÃO 213/2022- Ao Governo Municipal: Providências junto ao DER/SE voltadas para a realização de  operação tapa buracos na Rodovia Poço Verde/Simão Dias, no trecho compreendido sede deste município ao Distrito São José.

INDICAÇÃO 225/2022- Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Providências emergenciais junto a Secretaria Municipal de Saúde, voltadas para a aquisição de um veículo CASTRAMÓVEL, para uma melhor oferta dos serviços gratuitos de castração de cães e gatos no âmbito desta municipalidade.

MOÇÃO DE PESAR 007/2022-  Moção de Pesar pelo falecimento da senhora Maria de Carvalho Silva, ocorrido no dia 22 de fevereiro de 2022.

 

Ano de Eleição: 
2020
Partido: 
Partido Social Democrático - PSD
Próxima NotíciaEdson de Jesus Reis Santos
Notícia AnteriorJosé Plínio Oliveira Santos