Naturalidade: Ribeira do Amparo/BA
Cidadão poço-verdense desde 10 de dezembro de 2019  (Decreto Legislativo 040/2019)
Data de Nascimento: 27 de Abril de 1963
E-mail: amaury.negaodasaude@gmail.com
Endereço: Rua José Bonifácio de Souza Rodrigues, 27 Nação - Poço Verde/SE
Celular: (79) 99959-3142
Escolaridade/Formação: Ensino Fundamental Completo
Partido Atual: Partido Social Democrata-PSD 
Eleito no último pleito com 574 votos, pelo PSD
Presidente da Comissão de Constituição, Justiça, Cidadania e Redação Final
Relator na Comissão de Saúde, Direitos Humanos e Assistência Social

 

É filho de Antônio Batista Freire e Josefa Souza e tem apenas uma irmã, a professora aposentada Mariselma Batista Freire. É casado com Luzinete Oliveira.

Oriundo de uma família humilde teve uma infância marcada por muitas dificuldades no Povoado Raspador/ BA, ainda criança, perdeu o pai, o que fez com que a sua mãe, a costureira Dona Rosa, aceitasse o convite do seu Tio Zé Virgem e se mudassem para Poço Verde no ano de 1975, para estudar no Colégio Cenecista Pio XII.

Mesmo ainda na adolescência já passou a colaborar com o tio Zé Virgem no Bar e na Sorveteria e, os tempos difíceis, impuseram a necessidade do trabalho também na feira livre de Poço Verde.

Atuou como sacoleiro de roupas e de sapatos, foi Comissário de Menores voluntário em Poço Verde e ingressou na Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe como servidor público em julho de 1985.

Na vida política a sua lealdade ao agrupamento político do qual sempre fez parte lhe permitiu ser acolhido pelos Poço-verdenses com a alcunha de Negão da Saúde, devido à sua atuação nesta área.

Candidatou-se a vereador pela primeira vez em Poço Verde nas eleições de 2008 pelo DEM, obtendo 253 votos e mesmo não conseguindo ganhar as eleições, seguiu trabalhando no seu propósito de ajudar as pessoas e a comunidade através de ações na área da saúde.

A primeira suplência veio nas eleições de 2012 quando obteve 384 votos pelo PSC que o tornaram vereador a partir do ano de 2015. Desde então continua como vereador até os dias atuais.

Disputou ainda as eleições para vereador de Poço Verde em 2016, novamente pelo PSC, obtendo 794 votos e sendo reeleito como o 2º vereador mais votado naquele pleito.

Nas últimas eleições para vereador de Poço Verde, realizadas em 2020, foi o candidato das 55 mil felicidades pelo PSD e obteve 574 votos que lhe garantiram mais um mandato na 3ª legislatura consecutiva.

 

PROPOSIÇÕES 2021

 

PROJETO DE LEI 1020/2021- Dispõe sobre alteração na Lei Municipal nº 623/2012, estabelecendo a obrigatoriedade para que os secretários ou cargos afins prestem informações sobre as ações realizadas em periocidade anual e da outra providências correlatas.

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO 004/2021 – Concede Título de Cidadã Poçoverdense a senhora Beatriz Leão Ribeiro.

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO 005/2021 – Concede Título de Cidadã Poçoverdense a senhora Ednelma Santana Santos.

INDICAÇÃO 006/2021- Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Providências junto a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, voltadas para a conclusão da melhoria da estrada vicinal da comunidade Mimoso até o povoado Rio Real; 2. Providências junto a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, voltadas para a conclusão da pavimentação pública na comunidade Mimoso; 3. Providências imediatas junto a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, voltadas para a pavimentação pública nas proximidades da Escola Agrícola Municipal Professor Dimas Rabelo dos Santos; 4. Construção de Quadra Poliesportiva na comunidade Mimoso. 5. Pavimentação pública na comunidade Cachorro Morto.

INDICAÇÃO 015/2021- Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Providências junto a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, voltadas para a pavimentação do Conjunto Habitacional Eliosípio de Carvalho Andrade, localizado no povoado do Rio Real; 2. Reforma da praça central do povoado Rio Real;3.Providências junto a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, voltadas para a pavimentação da principal via que liga o Conjunto Habitacional Eliosípio de Carvalho Andrade ao povoado do Rio Real.

INDICAÇÃO 056/2021- Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1.Providências junto a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, voltadas para a construção de praça nas imediações da igreja da comunidade Mimoso.

INDICAÇÃO 097/2021- Ao Governo do Estado, solicitando o que segue: 1. Providências emergenciais, junto aos órgãos competentes voltadas para a recuperação de toda extensão da Rodovia Poço Verde/Tobias Barreto.

INDICAÇÃO 144/2021- Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Providências junto a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, voltadas para a pavimentação da comunidade Borrocões, bem como a construção da Praça da Igreja, daquela localidade.

MOÇÃO DE PESAR 010/2021  AUTORIA COLETIVA – Em decorrência do repentino falecimento da Senhora Maria Auxiliadora Santana, conhecida como Dorinha de Zé de Mira, ocorrido em 29 de Abril de 2021.

MOÇÃO DE PESAR 011/2021 AUTORIA COLETIVA – Em decorrência do repentino falecimento da senhora Maria Sônia Augusta dos Santos Reis, ocorrido em 29 de maio de 2021.

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO  028/2021  – Congratulações a todos que fazem a Secretaria Municipal de Saúde, pelo retorno dos serviços de triagem para concessão de cirurgias de catarata aos beneficiários do SUS, no âmbito desta municipalidade.

MOÇÃO DE PESAR 041/2021 - Em virtude do falecimento da senhora Ana Rosa Ferreira Lima, ocorrido em 06 de dezembro de 2021.

 

PROPOSIÇÕES 2022

INDICAÇÃO 010/2022- Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Construção da Praça nas imediações da Igreja da comunidade Borrocões; 2. Construção de Praça nas imediações da Igreja da comunidade Mimoso; 3. Pavimentação da principal via que liga o Conjunto Habitacional Eliosípio de Carvalho Andrade ao povoado do Rio Real; 4. Pavimentação pública nas proximidades da Escola Agrícola Municipal Professor Dimas Rabelo dos Santos; 5. Construção de Quadra Poliesportiva na comunidade Mimoso; 6. Remoção de terra em toda extensão da Rua Elvira Francisca de Sousa, localizada no Conjunto Habitacional Silvino Augusto de Souza; 7.Melhoria da estrada vicinal da estrada da Barragem com a utilização de máquina patrol, no trecho compreendido: Conjunto Habitacional Pedro Almeida Valadares Neto(Pedrinho Valadares) - Estrada do Povoado Rio Real; 8.Limpeza nas imediações do Posto do PSF, localizado no Conjunto Habitacional Silvino Augusto de Souza.

INDICAÇÃO 021/2022 Autoria Coletiva- A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade - SEDURB, solicitando o que segue: 1. Reforma do Ginásio de Esporte Porfírio Vieira da Silva, na sede desta municipalidade; 2. Reforma da Quadra Poliesportiva José Leonardo de Oliveira, no Distrito Tabuleirinho.

INDICAÇÃO 022/2022 Autoria Coletiva- A Companhia de Saneamento de Sergipe - DESO, solicitando o que segue: 1. Regularização do abastecimento de água no Distrito Tabuleirinho, de modo que todas as unidades residenciais sejam assistidas, com este importante serviço.

INDICAÇÃO 024/2022- Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Reforma do ponto de ônibus localizado na Praça do Triângulo, com cobertura e bancos adequados, para melhor atender aos usuários do transporte coletivo; 1. Providências junto ao DMTT, voltadas para a organização do trânsito na Avenida Capitão José Narciso, no trecho compreendido: Praça José Ferreira dos Santos Neto até as imediações do Supermercado São José.

INDICAÇÃO 046/2022- A Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, solicitando o que segue: 1-Complemento da pavimentação da Rua da saída do Povoado Rio Real até a ponte que vai para o Povoado Raspador.

INDICAÇÃO 064/2022- A Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, solicitando o que segue: 1.Reposição de pavimentação da Avenida principal do Conjunto Residencial Marcelo Deda Chagas; 2.Construção de redutor de velocidade na Av. Capitão José Narciso, nas proximidades da esquina do abrigo de Firmino.3.Instalação de placa “PROIBIDO JOGAR LIXO” na praça do SAMU, esquina com a Rua Antônio Dória.

INDICAÇÃO 085/2022- Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1- Reforma de toda a área onde ficam as barracas dos feirantes e ambulantes no CECAF. 2-Arborização e instalação de bancos na Praça Principal e Praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida, ambas no povoado Barragem.

INDICAÇÃO 098/2022- Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Providências emergenciais junto a ENERGISA, no sentido de substituir o poste de luz danificado, localizado na comunidade Santo Antônio, nas proximidades do ferro velho.

INDICAÇÃO 103/2022- Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Providências junto a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, voltadas para a pavimentação pública do Conjunto Habitacional Françual Santana Souza, até a Rua Adegundes José Leal (em frente ao curral dos animais).

INDICAÇÃO 113/2022- Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Contratar profissional para realização de ultrassonografia, a ser ofertado na rede pública municipal de saúde desta municipalidade; 2.Planejamento para exames laboratoriais até última semana do mês corrente, para paciente da atenção básica, grávidas e pacientes crônicos.

INDICAÇÃO 149/2022- Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Revitalização com a construção de calçadão e cobertura dos BECOS entre a Caixa Econômica Federal com a Loja GL Móveis e a Farmácia Principal, e da Farmácia Mais Barato com o Frigorífico; 2. Providências emergências voltadas para a acomodação dos comerciantes ambulantes das ruas e avenidas da cidade, para a nova praça de eventos, com a padronização de barracas; 3. Realização de estudo técnico para a viabilização de mudança no trânsito na Praça do Triângulo, interligando a Avenida Tobias Barreto a Praça da Santa Cruz; 4. Construção de Ponto para o transporte alternativo de passageiros, com cobertura, lanchonete e banheiros.

INDICAÇÃO 189/2022- Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1.Encaminhamento de Projeto de Lei a esta Casa, no sentido de transformar a Capela da Santa Cruz da Serra Grande, em Patrimônio Cultural.

INDICAÇÃO 213/2022- Ao Governo Municipal: Providências junto ao DER/SE voltadas para a realização de  operação tapa buracos na Rodovia Poço Verde/Simão Dias, no trecho compreendido sede deste município ao Distrito São José.

INDICAÇÃO 225/2022- Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Providências emergenciais junto a Secretaria Municipal de Saúde, voltadas para a aquisição de um veículo CASTRAMÓVEL, para uma melhor oferta dos serviços gratuitos de castração de cães e gatos no âmbito desta municipalidade.

MOÇÃO DE PESAR 007/2022-  Moção de Pesar pelo falecimento da senhora Maria de Carvalho Silva, ocorrido no dia 22 de fevereiro de 2022.

MOÇÃO DE PESAR 059/2022- Em decorrência do falecimento de sua mãe, a senhora Josefa Souza (Dona Rosa), ocorrido no dia 25 de novembro de 2022. 

MOÇÃO DE APOIO 063/2022  AUTORIA COLETIVA- Moção de Apoio pela manutenção da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos como empresa pública.

 

PROPOSIÇÕES 2023

EMENDA MODIFICATIVA  001/2023 - Emenda Modificativa ao Projeto de Lei nº 1065/2023, que dispõe “a criação do programa “BEM MORAR” do Município de Poço Verde (SE) e dá outras providências.

Art. 1º - Dá-se nova redação ao art. 11,  in verbis:

Art. 11 – A Presente Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

INDICAÇÃO 009/2023 - Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Providências junto a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo voltadas para a pavimentação no trecho compreendido:  Comunidade Gavião/Conjunto Nilo/Escola Agrícola/Comunidade Mimoso; 2.Providências junto a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo voltadas para a pavimentação na comunidade Cachorro Morto;3.Providências junto a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo voltadas para a pavimentação no Conjunto Habitacional Pedrinho Valadares até a Barragem do Amargosa; 4. Providências junto a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo voltadas para a pavimentação no Conjunto Habitacional Françual Santana Souza até o curral dos animais.

INDICAÇÃO 019/2023 - Ao Governo Municipal, solicitando o que segue: 1. Recuperação da pavimentação pública das ruas do Conjunto Habitacional Silvino Augusto de Souza, a exemplo da Rua Elvira Francisca de Sousa; 2. Pavimentação asfáltica da Rua Josefa Rocha Dória.

INDICAÇÃO 129/2023 - Ao Governo Municipal, em atenção às demandas da comunidade escolar do povoado Saco do Camisa: 1. Melhoria da merenda escolar; 2. Reforma da Escola Municipal Porfirio Vieira da Silva com a instalação de rampas de acessibilidade, ar condicionados nas salas de aula e laboratório de ciências; 3. Reforma da Quadra Poliesportiva Genaldo Ferreira dos Santos; 4. Melhoria do transporte escolar; 5. Melhoria do saneamento básico do povoado Saco do Camisa; 6. Construção da escadaria da Serra Grande; 7. Regularização do abastecimento de água fornecido pela DESO, no povoado Saco do Camisa; 8. Implantação de biblioteca na Escola Municipal Porfírio Vieira da Silva; 9. Aula de Teatro no âmbito escolar; 10. Instalação de brinquedos na praça local; 11. Melhoria de todas as estradas vicinais que dão acesso ao povoado Saco do Camisa; 12. Melhoria de todas as estradas vicinais que dão acesso à comunidade Malhada Grande; 13. Melhoria da iluminação pública no povoado Saco do Camisa; 14. Construção de praça para a prática de atividades esportivas no povoado Saco do Camisa; 15.  Disponibilidade de ambulância 24h no povoado Saco do Camisa; 16. Ampliação dos serviços ofertados no posto de saúde local, como a marcação de exames médicos e laboratoriais; 17. Proibição do comércio de bebidas alcoólicas na Serra Grande.

INDICAÇÃO 132/2023 - Ao Governo Municipal, junto a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, solicitando o que segue: 1. Execução do serviço público de limpeza das Ruas José dos Santos e da Rua Josefa Rocha Dórea; 2. Reposição de paralelepípedo na entrada do serviço da urgência local; 3. Providências sanitárias junto aos proprietários de terrenos em situação de abandono na sede desta municipalidade; 4. Realização de mutirão para a limpeza geral dos Conjuntos Habitacionais da sede desta municipalidade.

INDICAÇÃO 165/2023 - Ao Governo Municipal, em atenção às demandas da comunidade escolar da Lagoa do Mandacaru (Escola Municipal João Rabelo do Rosário): 1. Melhoria da merenda escolar; 2. Melhoria do transporte escolar; 3. Reforma da quadra com cobertura; 4. Construção de rede de esgoto na comunidade Lagoa do Mandacaru; 5. Disponibilidade de água doce na Escola Municipal João Rabelo do Rosário aos alunos; 6. Construção da Escadaria da Serra Grande; 7. Instalação de ar condicionados nas salas de aulas da Escola Municipal João Rabelo do Rosário; 8.Construção de Quadra Poliesportiva na comunidade Lagoa do Mandacaru; 9.Abastecimento de água potável em todas as unidades residenciais da comunidade Lagoa Mandacarú; 10. Construção de Praça Poliesportiva nas imediações da igreja da Lagoa do Mandacaru; 11. Transformação da escola da Aroeira Velha, em posto de atendimento médico; 12. Melhoria das estradas vicinais que dão acesso a Lagoa do Mandacaru; 13. Construção de Praça Poliesportiva na Aroeira Velha; 14. Reforma do telhado da Escola Municipal João Rabelo do Rosário; 15. Reforma dos banheiros e construção do muro da Escola Municipal João Rabelo do Rosário; 16. Pavimentação pública em frente à Escola Municipal João Rabelo do Rosário; 17. Contratação de monitores para o carro do transporte escolar; 18. Instalação de mais ventiladores nas salas de aula da Escola Municipal João Rabelo do Rosário; 19. Disponibilizar segurança no ambiente escolar; 20. Pavimentação de todas as ruas da comunidade Lagoa do Mandacaru; 21.Fiscalizar a aplicação dos defensivos agrícolas e conscientizar os agricultores a respeito dos riscos à saúde que causam os agrotóxicos; 22. Pavimentação na comunidade Bom Jardim; 23. Assistência médica na comunidade Lagoa do Mandacaru; 24. Instalação de câmeras de segurança na Escola Municipal João Rabelo do Rosário; 25. Coleta de lixo na comunidade Lagoa do Mandacaru; 26. Melhoria e ampliação da iluminação pública na comunidade Lagoa do Mandacaru; 27. Disponibilidade de ambulância 24h na comunidade Lagoa do Mandacaru; 28. Ampliação da oferta de material escolar; 29. Colocar um ônibus para os alunos do Bom Jardim; 30. Geração de emprego e renda para a comunidade de Lagoa do Mandacaru e Região; 31. Reforma da Escola Municipal João Rabelo do Rosário.

INDICAÇÃO 188/2023 - Ao Governo Municipal, junto a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, solicitando o que segue: 1. Estudo de viabilidade voltado para o fechamento da Avenida Capitão José Narciso, entre a Praça José Ferreira dos Santos Neto e a Agência dos Correios, à noite durante os finais de semana; 2. Estudo de viabilidade voltado para a construção de calçadão em torno da  Praça José Ferreira dos Santos Neto, em frente a Galeria São José e a DEBEC.

INDICAÇÃO 194/2023 AUTORIA COLETIVA – Ao Governo Municipal: 1. Estudo de viabilidade técnica e autorização junto aos órgãos competentes, para a construção de um novo CEMITÉRIO na sede desta municipalidade, em regime de urgência.

INDICAÇÃO 195/2023 AUTORIA COLETIVA  - Ao Governo Municipal:  1. Providências junto a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, voltadas para a instalação de iluminação pública no Cemitério do Distrito São José, em regime de urgência.

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO COLETIVA 028/2023 - Congratulações a todos os GARIS desta municipalidade, por esta data dedica a eles, conforme a Lei Municipal de nº 504/2009.

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO COLETIVA 031/2023 - Moção de Congratulação a todos os Pastores Evangélicos desta municipalidade, pelo dia dedicado a estes, que será comemorado no próximo dia 11 de junho.

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO 049/2023 - Congratulaçãoes ao Governo do Estado de Sergipe e a Bancada Federal de Sergipe, pela concretização dos Projetos OPERA SERGIPE e ENXERGA SERGIPE.

MOÇÃO DE PESAR 059/2023 - Em virtude do falecimento do senhor José Fernando Rosário (Gessé), ocorrido em 22 de agosto 2023.

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO COLETIVA 060/2023 - Congratulações  aos mestres e mestras em cultura e arte popular do município de Poço Verde, por serem detentores e referências na transmissão de saberes, celebrações e/ou formas de expressões da tradição popular local, identificada pelo notório conhecimento, longa permanência na atividade e reconhecidos, por sua própria comunidade, cujo legado está sendo passado de geração em geração: ‘MESTRE RAIMUNDO FAÍSCA’ - Capoeira; ‘MESTRA ROSA DA MALHADINHA’ - Tecelagem; ‘MESTRA RAIMUNDA’ - Reisado; ‘MESTRE JOÃOZINHO DE BEMJAMIM’ - Cordel; ‘MESTRE DOMINGOS’ - Pífano; ‘MESTRE EDIVAN’ – Quadrilha Junina; ‘MESTRE JOÃO MARCOS’ - Maestro e CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURAL DE POÇO VERDE.

MOÇÃO DE PESAR 062/2023 - Em virtude do falecimento do senhor José Adelmo Lino Dórea, ocorrido em 30 de agosto 2023.

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO COLETIVA 071/2023 - Moção de Congratulação Coletiva às pessoas idosas do município de Poço Verde, em alusão ao Dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Nacional do Idoso, que será comemorado em 1º de outubro.

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO COLETIVA 072/2023 - Moção de Congratulação Coletiva em homenagem às pessoas com deficiência, pela celebração do Dia Nacional do Deficiente Físico, comemorado anualmente em 11 de outubro e ainda pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, festejado em 21 de setembro.

 

 

PROPOSIÇÕES 2024

 

INDICAÇÃO 031/2024 - Ao Governo Municipal, junto a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, solicitando o que segue: 1. Patrolamento na comunidade Amargosa, no trecho compreendido: Queira Deus até o Mimoso.

INDICAÇÃO 032/2024 - Ao DER/SE, solicitando o que segue: 1. Construção de redutores na Rodovia Antônio Carlos Valadares, nas proximidades do Posto Natuba.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ano de Eleição: 
2020
Partido: 
Partido Social Democrático - PSD
Próxima NotíciaEdson de Jesus Reis Santos
Notícia AnteriorJosé Plínio Oliveira Santos