"A Secretaria e/ou Departamento da Mulher atuaria com o objetivo de formular, coordenar, promover, executar e acompanhar políticas e diretrizes públicas de gênero no Município, bem como desenvolver projetos visando o combate à discriminação de gênero e a defesa dos direitos da mulher”, disse a vereadora Imperatriz Rosário (PT), durante o Grande Expediente da 30ª sessão ordinária.
Na oportunidade, Imperatriz discorreu sobre o artigo publicado do G1 que trata da violência doméstica. "A pandemia de Covid-19 foi um dos fatores que provocaram aumento da violência doméstica contra as mulheres no Brasil em 2020. Aumento também nas ocorrências registradas por delegacias virtuais. Por isso, reforço a necessidade do Município de Poço Verde criar uma secretaria ou um Departamento que cuide especificamente sobre esse tema”, sugeriu.
De acordo com a vereadora, existem muitas mulheres que sofrem quietas. "Tenho aqui em mãos alguns dados alarmantes que me chamou a atenção: em apenas um ano, o país registrou 105.821 denuncias contra a mulher - isso somente de março 2020 a março de 2021. Um alto índice! Isso se deve a pandemia, onde o agressor não saía de casa, desocupado, estressado, acaba descontando na sua companheira", associou.
Para a parlamentar, esse perfil da violência gira em torno de homens na faixa etária dos 35 a 39 anos. "Na sociedade eles não causa mal, mas dentro de casa deixam marcas que ficam por toda a vida: agridem, machucam, humilham, constrangem, ameaçam, coagem, enfim, cometem todo tipo de agressão”, concluiu Imperatriz esperançosa que o Governo Municipal assimile a importância de uma Secretaria ou Departamento.
#pocoverde #camaradevereador #vereador #vereadores #legislativoforte #povoforte #sessao #sessaoordinaria