A diversidade tomou conta do plenário da Câmara Municipal de Poço Verde na noite de terça-feira, 08, para a comemoração do Dia Internacional da Mulher. Ao todo, nove mulheres surdas receberam placa comemorativa: Alexandra, Ana, Carmozita, Lucilene, Maria, Mônica, Raimunda, Vanusia e Josiene.
A cada biografia narrada pelo mestre de cerimônia ao longo da noite, era fácil perceber nos olhos de cada uma o reflexo de suas lembranças e seus sonhos. Ora dores que somente elas saberão, ora vitórias e amores por elas compartilhados com a família, amigos e até desconhecidos. E apesar das nove histórias distintas, entre sabores e dissabores, um ponto em comum: a resiliência.
A representatividade também ficou marcada pelo discurso em nome das homenageadas, feito por Maria de Jesus, diagnosticada com surdez profunda desde a infância, mas sem causa provável. Ela discursou em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com a tradução para língua portuguesa feita pela professora Maria de Fátima Almeida Santos para o público ouvinte.
“Minha mãe diz para eu tomar cuidado dentro e fora de casa, porque não ouço nada. Muitas vezes, na rua acho que as pessoas não gostam de mim e me ignoram. Tenho que ter paciência”, discursou Maria de Jesus.
#pocoverde #vereador #vereadores #legislativoforte #povoforte #camara #proposicoes #indicacoes #requerimentos #mocoes #projetosdelei #8demarco #diainternacionaldamulher #mulher #mulheres #sessaosolene
Data:
13/03/2022