O objetivo da Tribuna Livre foi refletir sobre ações que possibilitem uma melhor inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo o bem-estar social da criança e do adolescente autista, tendo em vista que a tramitação do Projeto de Lei 1059/2023, o qual dispõe sobre política pública municipal para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares.
O referido Projeto de Lei é de autoria do vereador Tarcísio Fontes (Cidadania), que teve a iniciativa de convidar Joyce Rocha dos Santos, para falar a respeito do tema: ‘Da identificação dos primeiros sintomas a quebra de preconceitos que vivem diariamente crianças e jovens com TEA – Transtorno do Espectro Autista’.
“A discussão sobre esse tema é de grande importância no sentido de trazer subsídios que possam orientar ações legislativas e no âmbito do Poder Executivo para reforçar as políticas públicas e direitos assegurados aos nossos cidadãos diagnosticados com autismo”, assinala o vereador Tarcísio.
Na Tribuna, segundo Joyce Rocha, a Organização Mundial de Saúde (OMS), o autismo atinge de 1% a 2% da população mundial, ou seja, aproximadamente 70 milhões de pessoas, das quais são cerca de dois milhões no Brasil. Na região do Alto Vale, os dados dão conta que a cada 32 nascimentos, 1 pessoa nasce com autismo.
#pocoverde#camara#vereador#legislativofortepovoforte#proposicoes#sessaoordinaria #aquitemtrabalho