A Secretária Municipal de Controle Interno, Nelma Suely Alves Santos, compareceu à sessão ordinária de terça-feira, 24, e discorreu sobre suas ações: Nova Lei de Licitações - que amplia a responsabilidade de Controle Interno sobre as compras públicas e seu papel na gestão de risco.
Para a secretária, uma das grandes mudanças na gestão pública é atender a Lei do SIAFIC que determina: a contabilidade deve ser fechada em 24 horas, em tempo real. “Para atender a essas novas demandas foram realizadas vários treinamentos, atualização do Plano Anual de Contratação e Implementação do novo sistema de prestação de contas para pasta da Secretaria Municipal de Educação”, frisou.
Nelma ainda acrescentou: “Recentemente recebi na Prefeitura os membros da Comissão de Fiscalização Contábil e Finanças, dessa Casa, por duas vezes, onde apresentamos relatórios trimestrais em atendimento às resoluções do TCE. Além disso, realizamos reuniões com gestores dos fundos e secretarias sobre o planejamento de elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual 2024, análise do Plano de Governo 2021/2024 e do Plano de Contratação Anual e ainda o envio do questionário do IEGM 2023”.
Ainda em pauta, participação de Treinamento do II Ciclo do Programa Nacional da Transparência Pública, realizada pela Atricon, com implementação de várias informações no Portal da Transparência. “Foi um dos grandes desafios deste ano”, afirmou, enfatizando que o trabalho do Controle Interno é um serviço constante, pois todos os dias tem que ser atualizado.
#pocoverde#camara#vereador#legislativofortepovoforte#proposicoes#sessaoordinaria #aquitemtrabalho