A Dra. Flávia Dantas utilizou a Tribuna Livre da Casa do Povo para falar sobre o Novembro Azul, o qual celebra a conscientização para a prevenção de doenças masculinas - o câncer de próstata.
A médica falou sobre as possíveis causas deste tipo de câncer, a exemplo do aumento do PSA no sangue, dentre outras patologias que podem indicar a incidência da doença.
“Apesar de não existir um protocolo específico estabelecido pelo Ministério da Saúde para o rastreio do câncer de próstata, as equipes médicas orientam aos pacientes realizar anualmente, o exame do tato retal, a partir dos 50 anos, pois nessa faixa etária a próstata apresenta aumento fisiológico”, esclareceu Flávia.
Além disso, a médica destacou a importância de manter um diálogo frequente com o médico, sobre outros sinais que os homens podem apresentar: dificuldade para urinar - jato de urina irregular, dentre outros problemas de saúde que podem ser um indício de hiperplasia ou até mesmo o câncer.
“Infelizmente o número de mortes pela doença é grande, e muitas vezes pela falta de informação, pelos tabus que ainda existem na sociedade”, ressaltou Dra. Flávia afirmando que somente uma dieta saudável e prática regular de exercícios ajudam a diminuir os índices de mortalidade pelas doenças masculinas.
#pocoverde#camara#vereador#legislativofortepovoforte#proposicoes#sessaoordinaria #aquitemtrabalho