Na noite de terça-feira, 25, a enfermeira Paloma Rodrigues da Silva, utilizou a Tribuna Livre, com o objetivo de falar sobre o tema: “Outubro Rosa” – Prevenção do Câncer de Mama.
Paloma afirmou que o mês de outubro é dedicado à conscientização e combate ao câncer, que tem um alto número de casos e que, pode ser descoberto precocemente e evitar mortes. O câncer de mama é o que mais mata no Brasil.
“O câncer de mama envolve diversos fatores de risco: idade, hereditariedade, sedentarismo e a forma como se vive são fatores importantes para desencadear o câncer, que pode ser prevenido com o autocuidado da mulher, observando o seu próprio corpo ou realizando exames periódicos para detectar possíveis anomalias. Além disso, a prática esportiva e alimentação saudável são primordiais para evitar e combater diversas doenças, inclusive, o câncer de mama, realizando mamografias periodicamente, a partir dos 50 anos”, alertou.
Paloma ainda apelou que as mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos, que ainda não fizeram a sua mamografia este ano, podem procurar o seu agente de saúde para realizar o agendamento.
Entre os dias 8 e 24 de novembro, haverá uma carreta na frente da Clínica de Saúde da Família, realizando as mamografias para as mulheres nesta faixa etária. “É muito importante a participação de todos”, concluiu Paloma.
#pocoverde#camara#vereador#legislativofortepovoforte#proposicoes#sessaoordinaria #aquitemtrabalho